Mancha verde no deserto ou o Dia de Apreciação das Plantas de Casa

E se pudéssemos ter um pouco da natureza dentro de casa? Um pouco da paz e sensação de pertença que ela nos traz??

Uma casa sem plantas é como um deserto de vida, rodeado de coisas e objetos, desligado do essencial. Falta algo que lembre a vida, que lembre que fazemos parte de algo natural, algo  que vibre e que viva connosco!

Seja um verdejante jardim-de-inverno seja um cacto ou orquídea “low maintenance” em cima da secretária, a verdade é que cuidar de uma planta tem imensos benefícios para a alma, mas não só!

As plantas, por converterem o dióxido de carbono no oxigénio que respiramos, melhoram a qualidade do ar das nossas casas e também libertam humidade para o ar, ambientando-o com uma humidade refrescante que pode realmente deixar a casa mais fresca!

O verde é sem dúvida fascinante como já tagarelei antes, uma cor que traz vida e energia e ter uns salpicos de verde ou até umas boas manchas ao longo da casa, transformam o ambiente em algo mais revigorante (embora também haja plantas vermelhas ou roxas).

O objetivo deste dia é mesmo que não sintamos falta do aconchego das decorações de natal e que as substituamos por plantas de interior que de uma forma viva nos alegrem e decorem a casa.

Dito isto, falta acrescentar que acho particularmente interessante acompanhar o crescimento das plantas. Ver dia a dia como estão diferentes. Como reagem à luz, afastando-se ou torcendo-se, esticando-se para lhe chegar. Como murcham sem água mas revivem vibrantes quando as regamos. Como mudam e caem se o ambiente estiver tenso ou desagradável, como se baixassem os braços por nada poderem fazer…

Não o vemos pois a passagem do tempo é diferente para elas e para nós, os seus movimentos invisíveis aos nossos olhos incautos. Mas se compararmos dia para dia, estão sempre diferentes, mais para a esquerda ou para a direita, com mais uma folha ou menos uma folha, rebentos a germinarem ou apenas um bolbo dormente. O ciclo da vida das plantas também pode ser uma motivação para as termos, para com elas completarmos o nosso lar, serem mais um membro da família, alguém com quem conversar! E não se comecem a rir pois está provado que falar com as plantas beneficia o seu crescimento e para nós de certeza que é bem melhor do que falar com as paredes!

Ver outros seres crescer, mudar, adaptar-se; ver por eles passarem todas as estações; saber que os nossos cuidados são importantes para eles e que os fazem vingar; ver como resistem se os esquecemos mas nos lembram que estão ali – são motivos para nos cuidarmos e resistirmos e nos alegrarmos, porque somos importantes, porque fazemos a diferença.

Sem dúvida todos precisamos de verde nas nossas vidas, precisamos de vida, precisamos de plantas!   Para cuidares das tuas ou as começares a incorporar na tua vida, consulta aqui as nossas sugestões de pratos e suportes para vasos ou aqui os nossos canteiros, cestos e floreiras, incluindo um magnífico conjunto para iniciares o teu jardim de aromáticas na parede de tua casa!   Se ainda não estás preparado, temos aqui a solução “low maintenance” com imensa escolha em plantas artificiais.   Be your self – Be your best – Enjoy your life!

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *