Dia Internacional da Camisa Enrugada

Mais um daqueles dias que me dizem muito, e não é só por não estar pronta para o Natal ou sofrer de preguicite aguda (ou andar a arrastar uma gripe há mais de 15 dias).

É como se plantasse 7 árvores, como absorver o CO² de 7 carros, gerar todo o O² de que uma pessoa precisa durante 7 horas, é como apagar 12 lâmpadas de 100 watts ou evitar a emissão de CO² de 3 pessoas.

Desligar o ferro de engomar é muito mais do que ter preguicite: é proteger o ambiente!

Mas muito antes da preocupação ambiental, a faltinha de tempo para horas ao ferro já me tinha afastado da dantesca tarefa. Pronto, não era bem dantesca porque era um daqueles momentos em que todos desapareciam da zona, pessoas e pensamentos incluídos. A verdade é que tarefas repetitivas têm o condão de serem relaxantes para o cérebro por isso acabava a ser relaxante e uma tarefa que até gostava de fazer: transformar uma amálgama de roupa disforme em várias pilhas de roupa ordenadas por tipo, cor e tamanho – ah, lei & ordem!

Mas era uma tarefa que levava imenso tempo e a minha obsessão por eficiência tratou de a substituir por uma metodologia de pendurar roupa muito direitinha e sem usar molas. Tanta eficiência libertou imenso tempo – para outras tarefas stressantes! Não se pode ter tudo .

Mais recentemente, em nome da eficiência, da poupança de espaço e da roupa direitinha E LIVRE DE PÊLOS dos patudos cá de casa, entrou em ação a bendita máquina de secar roupa. Lavas, centrifugas duas vezes, pões na máquina de secar, dobras e vai pró armário! Acabou-se o estendal pelo meio do caminho, acabou-se a casa com humidade, acabaram-se os pêlos dos animais nas roupas, acabou-se o ter de esperar por sol ou vento ou uma semana para ter a roupa que queremos. Resolve também a eventual necessidade de passar a ferro para eliminar eventuais bactérias ou vírus que tenham sobrevivido à lavagem. E a água do condensador vai para lavar o chão. Win-Win.

Ainda tenho um ferro de engomar, sem uso há quase dez anos, e um ferro vertical a vapor para as emergências, mas não têm sido precisos. Sou uma rapariga muito competente nas artes do esticar e dobrar!

Por isso, se querias chegar ao escritório e ver todos vestidos com roupas cheias de rugas para não te sentires mal porque não tiveste tempo ou vontade de passar a tua roupa ou a camisa a ferro, hoje os teus desejos são atendidos: Salva o mundo e faz parte do Dia da Camisa Enrugada!

Desliga o ferro, vai trabalhar com a camisa enrugada e se te perguntarem o que se passa, tens acima cinco motivos convincentes. E ainda lhes podes dizer que um grupo de organizações não governamentais argentinas a Red Solidaria, a Dondereciclo.org e a Mundo Invisível, decretaram o dia 20 de dezembro como o “Dia da Camisa Enrugada ” e lançaram uma campanha na qual incentivam as pessoas a desligarem o ferro de passar por um dia e a contribuir para parar o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Junta-te ao movimento e partilha nos comentários e nas redes sociais que mais fazes tu pelo ambiente ou que truques usas para ter a roupa impecável sem usar o ferro de engomar!

Be your self – Be your best – Enjoy your life!

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *