Avé Manteiga de Amendoim!

Muito se podia escrever, da Educação à Escrita à Mão e talvez um pouco sobre a Liberdade, mas ter uma quarta-feira encaixada entre queijo e chocolate está mesmo a pedir… Manteiga de Amendoim!

Valha-nos Deus que a coisa engorda!, ou será mesmo assim?, não será o exagero ou a irresistível tentação de fazer camada bem alta desta manteiga no pão?? Ou de regar com geleia ou um pouco de mel, xarope de acer ou o mais que vier, para que a pasta não cole, irremediavelmente, no tecto da boca sendo uma complicação??? Escorre a geleia pela mão, fica tudo lambuzado, um bocado desperdiçado, uma contradição!

Almoço típico dos americanos, a famosa peanut butter and jelly sandwich não tem porque ser motivo de fuga! Se uma mão cheia de frutos secos devemos comer por dia, ora bate lá uma mãozada de amendoins no processador de comida lá de casa 1 minutinho a ver se o que obténs não é mais do que a dose para barrar uma boa sande??! Para adoçar metes tâmaras.

Ou seja, podes fazer a tua em casa, sem culpas nem desculpas, arranjas um frasco, uma embalagem grande de amendoins torrados (com ou sem sal ao teu critério e já experimentei dos com piri-piri e recomendo), acrescentas 2 ou 3 tâmaras (partindo do princípio de que entendeste que grande era para lá do meio kilo), metes no processador, vais empurrando para baixo se preciso, e ao fim de uns minutos, poucos, garanto, tens a tua manteiga de amendoim!! Sem aditivos, sem conservantes, pronta para usares uma colher de sopa por sande! Agora é só guardar no frasco, ou em vários mais pequenos que guardas no frigorífico e vais tirando conforme acabam para estarem à temperatura ambiente e ser mais fácil barrar!*

Aposto que uma colher de mel por dia também é permitida ou uma de uma geleia ou compota caseira ou biológica, e assim tens o complemento da tua sande, sem crime nem pecado, para comemorar à vontade o Dia da Manteiga de Amendoim! Porque muitas vezes, é uma questão de perspetiva!

Tás com preguiça, carregas aqui e escolhes entre várias marcas e se queres suave ou crunchy. Tudo vegan, gluten free, biológico e sim, como tudo, na devida medida, saudável!

Diverte-te! Saboreia! Be your self – Be your best – Enjoy your life!

*A mesma receita podes usar para fazer manteiga de amêndoas ou de qualquer outro fruto seco / oleaginosa.

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *