Trabalhar na nossa liberdade!

Portugal, 25 de Abril 1974.
Conhecida como a Revolução dos Cravos ou a Revolução sem Armas, o 25 de Abril marcou profundamente Portugal. Após décadas de censura e de inventiva criatividade para se poder dizer o que se sentia e poder criticar o regime (veja-se toda a expressão cultural da época, desde literatura a cinema ou teatro, carregadíssima de significados “entre-linhas”), de repente é possivel dizer tudo o que se pensa abertamente, mas nem se sabe como o fazer! Tanto se falou pelas sombras, segredou em privado, se leu às escondidas, que a expressão livre e aberta acabava por soar estranha.
Já fui criada no Pós- 25 de Abril. Cheia de vontades e certezas, certeza de que pelo menos não me calavam* e podia pensar e expressar-me livremente, ler e instruir-me naquilo que quisesse, certa porém de que A MINHA LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A LIBERDADE DOS OUTROS! Ah, a adolescência!
Poderia tecer imensos considerandos sobre questões políticas, sobre liberdade e juventude, sobre o atual culto do EU versus o NÓS, mas a idade (não muito distante da da Revolução) já me trás outras perspetivas. Ou talvez sejam as circunstâncias…
Para mim é essencialmente a liberdade de expressão, poder dizer o que penso, o que me vai na alma. Mas também pode ser o libertar-nos daquilo que nos prende, que nos limita, externa ou internamente. Por isso a missão, visão e valores da Comfy & Ergo me são tão queridos. Porque é muito mais do que apenas estar ergonomicamente confortável. É o querer soltar as amarras, as de dentro, é o arranjar ferramentas externas para não termos desculpas interiores para não levar ao máximo as nossas capacidades, é o não nos deixarmos limitar!!!
A repressão ou censura imaginamos sempre que venha do exterior, (como no Regime terminado pelo 25 de Abril de 1974 ou outros que existiram ou ainda existem) mas quiça a repressão mais dura é a que fazemos a nós próprios, pois se não nos deixamos libertar como podemos procurar liberdade exterior, seremos sempre reprimivéis por terceiros. Se o nosso interior for livre, também não há quem nos prenda – podemos sempre voar por dentro!
Bem, lá estamos outra vez a entrar por caminhos demasiado sérios: bem vos digo, é o que dá escrever em Português! Resumindo e concluindo: aproveitem este aniversário e façam a vossa Revolução interior, o vosso 25 de Abril privado, arrumem de vez com as vossas limitações e não se permitam arranjar desculpas para não serem aquilo que querem ser e não fazer o que gostariam de fazer!
Podem contar com a Comfy & Ergopara vos dar o empurrão que precisem!
*Tal qual uma “Mafalda a Contestatária” mas que gosta de sopa!

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *