Paternidade moderna

Paternidade moderna

De qualquer forma e seguindo o chavão, atrás de uma grande mulher está sempre um grande homem, muito em especial o homem que a viu nascer, que a tratou como princesa mas ensinou a lutar contra os dragões, que a mandou levantar a cabeça, pisar firme e ir em frente, que lhe disse que de tudo é capaz desde que tente, e que haverá sempre uma solução porque “a tropa manda desenrascar”!

É verdade que nem todas as princesas nem todas as amazonas tiveram um rei a apoiá-las, fosse porque trabalhava para lhe dar o melhor, fosse porque já não estava entre nós ou simplesmente porque não estava presente, mas também se pode ser uma mulher forte à custa das adversidades e indo buscando forças naquilo que não se tem e sabendo bem o chão que se quer calcar!

Bem, não só as grandes mulheres mas também outros grandes homens, tiveram ou têm a seu lado um modelo a seguir, ou mais uma vez, não o tendo, também saberão que modelo não seguir.

Ser pai não é como noutros tempos proporcionar apenas abrigo e alimento, é ser presente e educar, amar incondicionalmente, mesmo que aquele ser não seja de progenitura biológica, tal como o santo que dá nome a este dia, que educou e fez homem um filho que não era seu e se dizia que um dia salvaria o mundo – uma enorme responsabilidade.

Mas lá está, as coisas mudam e os pais também e há-os de todos os tipos e não me refiro ao grau de presença e envolvimento na educação dos filhos (isso também é uma variante) mas sim que vão de motards a empresários de tatuados a políticos de nerds a desportistas, todos derretidinhos e enlevados com a progenitura, alguns em adoráveis figuras ridículas cantando ou em tutus, para apoiar as suas princesas. Ser autoritário, rígido e exigente, “já era!” e pais sensíveis, envolvidos e participantes são cada vez mais!

E nada fortalece mais a ligação que se estabelece entre pai e filhos do que as atividades ao ar livre, concretizar projetos, viajar juntos, construir memórias.

Tempo. O tempo que lhes dedicam. A possibilidade de partilha, viverem juntos momentos irrepetíveis, aprenderem o mundo pela primeira vez, crescerem juntos.

A casa na árvore, o baloiço, a bicicleta, um bolo caseiro, grandes doses de gargalhadas, muitas cócegas e corridas, grandes lições de vida. Humildade, carácter, integridade, dedicação.

Tempo. Agradece o tempo que te dedicou, aguarda algum para lhe dedicares também.

Be your self – Be your best – Enjoy your life! 

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *