Era uma vez o STRESS!

Ora coincide que no dia de hoje se celebre de uma assentada, para além do Dia da Sandwich (provavelmente o alimento mais frequente da homenageada em questão), o Dia da Dona de Casa e o Dia da Consciencialização do Stress! Tema caro da nossa loja, na vertente da prevenção, acabou a ser um tema muito tratado a par das minhas deambulações no papel de Dona de Casa. Notoriamente interligados, a gestão de seja o que for acaba por gerar stress. E o facto de não se valorizar este papel, o de Dona de Casa, Fada do Lar, aquela/aquele que de quatro paredes faz um abrigo, um ninho de amor confortável e acolhedor, gera sem dúvida stress à desgraçada pessoa que se esforça e dedica, põe amor em cada canto e no fim é como se nada tivesse feito pois, aos outros aparece tudo pronto, nem se apercebem do trabalho que deu ou sequer do que precisava ser feito. Tanto faz, se se fez ou não. Não valorizam… Depois começa o questionar-se se vale mesmo a pena, que raio de vida é aquela, tanto esforço para nada, fica-se a matutar na coisa durante a noite, começam as noites mal dormidas, o cansaço, a rabugice… E na realidade é só stress. Só Stress… E será que o Stress é Só Stress??! A saúde vem agarrada por aí abaixo. Já nada faz sentido, não há forças para mais nada. Mas como seres humanos que somos, temos de encontrar um sentido para as coisas, um sentido para a vida. “Ok, faço isto por mim!”, “Eu preciso de ordem e de sentido e se mais ninguém aprecia, aprecio eu que me sinto em paz com as coisas ordenadas!” Até chegar o pessoal e pôr tudo de pernas para o ar outra vez.
Mas pronto, assim se vai andando, uns dias melhor outros dias pior, na gestão do stress e das expectativas, tentando fazer sentido de tudo e por vezes a ser surpreendida (o) com um gesto de reconhecimento, um miminho que se espera não se esqueça no dia de hoje (e noutro dia qualquer, de preferência). Muitos são os conselhos para a gestão do stress (que sim, não desaparece, sempre existirá, é uma resposta biológica do nosso organismo, mas que podemos aprender a gerir) tais como “Contar até dez e respirar fundo”, “Fazer pausas no trabalho”, “Dividir o trabalho em tarefas e estabelecer prioridades”, “Anotar todas as tarefas e obrigações”, “Organizar o espaço de trabalho”, “Decorar o espaço de trabalho como itens pessoais”, “Mudar a decoração com frequência”, “Fazer exercício físico”, “Dormir bem”, “Alimentar-se saudavelmente”, “Sorrir”, “Ter pensamentos positivos”, “Ouvir música instrumental”, “Ver vídeos engraçados”, “Envolver-se menos emocionalmente”, “Fazer meditação” – todos eles válidos e recomendáveis, aplicáveis conforme a situação, mas aquele que penso ser mais eficaz, para controlo do nosso stress e do dos outros, é o reconhecimento, a gratidão, a empatia. Se reconhecermos o trabalho (remunerado ou não) dos outros, por ele estivermos gratos e apreciarmos o impacto positivo que tem nas nossas vidas, se compreendermos o lugar do outro ou pelo menos que terá tido razões para agir como agiu, o mesmo será feito por nós e muitas das barreiras “stressantes” com que nos rodeamos, poderão cair e descansarmos um pouco. Pelo menos dentro do nosso Lar. Mima, pois, a tua/ o teu Fada/Elfo do Lar, mostra quanto te importas, empodera-os! E, principalmente, Be your self – Be your best – Enjoy your life!* (*Sê tu próprio – Sê o teu melhor – Desfruta a tua vida!)

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